Liberty Seguros apresenta nova edição de seu Relatório de Sustentabilidade

Documento elenca iniciativas de 2016 e mostra comprometimento da seguradora com seus pilares estratégicos

A Liberty Seguros apresenta a nova edição do Relatório de Sustentabilidade, que apresenta sua nova causa social: o Isso Tem Valor, além de ações que fortalecem a busca da companhia por um atendimento excepcional e fomentam a cultura de inovação. O documento se baseou nas diretrizes do GRI (Global Report Initiative), organização internacional que auxilia empresas a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões relacionadas a sustentabilidade.

Lançado em 2016, o programa Isso tem Valor se baseia em três pilares: Educação e Empreendedorismo, que visa a formação e capacitação de jovens das comunidades, apoio a mulheres empreendedoras e ativação de projetos via leis de incentivo; Boas Práticas e Preservação, que agrega voluntariado corporativo e consumo consciente na empresa; e Conscientização de Seguros, com conteúdos educativos e divulgação de pesquisas sobre o tema de seguros para a população.

Um dos projetos apoiados pela seguradora foi o do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), ONG localizada na zona sul da cidade de São Paulo (SP) que, desde 1985, oferece formação integral a jovens de 10 a 18 anos por meio de cursos técnicos e profissionalizantes. Em novembro de 2016, em parceria com o Senac, a Liberty Seguros realizou uma ação que impactou mais de 440 pessoas da comunidade paulistana de Cidade Ademar com a realização de uma série de oficinas educativas para fomentar o ingresso no mercado de trabalho.

Desde 2015, a seguradora desenvolve um projeto que tem o objetivo de apoiar, inspirar e empoderar o público feminino que deseja começar ou alavancar um negócio próprio, o Mulheres Seguras. O portal traz depoimentos, dicas e informações sobre o mundo do empreendedorismo, além de ser um espaço para o compartilhamento de conquistas, aprendizados e dificuldades, assim como para a troca de melhores práticas.

Em 2016, para comemorar o primeiro ano da plataforma Mulheres Seguras e o Dia do Empreendedor, foi realizado evento que reuniu empreendedoras para participar de um workshop de negociação e uma dinâmica, realizadas em parceria com a Impulso Beta, uma plataforma focada no avanço profissional feminino e na igualdade de gênero no mercado de trabalho.

“Mesmo em um ano desafiador como 2016, a Liberty Seguros apresentou desempenho acima do mercado. Isso demonstra como a diversificação de portfólio, inovação e um atendimento impecável trazem resultados positivos e se fazem cada vez mais essenciais. Por isso mesmo, temos orgulho dos resultados do ano, que também foram reconhecidos pelo público e pelo setor”, diz Carlos Magnarelli, presidente da Liberty Seguros.

A Liberty Seguros atua de acordo com seu modelo de gestão cujas diretrizes são foco no cliente, eficiência e melhoria contínua. Refletindo isso, das mais de sete mil melhorias identificadas em 2016 por seus funcionários, a seguradora implementou mais de quatro mil. Além disso, as iniciativas apresentadas no Relatório de Sustentabilidade são guiadas pelos três pilares estratégicos da seguradora: crescimento sustentável, experiência excepcional de clientes e corretores, e experiência excepcional para funcionários. Ao longo do ano, a Liberty Seguros foi reconhecida em nove premiações, por sua atuação no atendimento ao cliente, inovação e bom desempenho de ferramentas e serviços.

“As iniciativas do ano refletem o compromisso da Liberty Seguros em colocar em prática os valores de sua cultura e seus pilares estratégicos. Como seguradora, buscamos sempre motivar nossos funcionários, além de engajar pessoas dentro e fora da companhia em ações positivas, resultando em benefícios para toda a comunidade em que atuamos”, completa Magnarelli.

Proximidade com os corretores

Para reforçar a parceria com os corretores, a Liberty Seguros criou o Programa Conexão, que já beneficiou mais de 12 mil profissionais com capacitações, prêmios e ações relacionadas aos cinco pilares que compõem a iniciativa - comunicar, treinar, encantar, incentivar e inovar.

Uma das novidades trazidas pelo programa, por exemplo, foi o Conselho de Corretores, uma iniciativa da Liberty Seguros que visa a criação de um espaço de debate de temas importantes do setor, que resultam em novos olhares sobre o mercado. Em 2016, foram realizados seis encontros regionais e um nacional com os participantes, onde foram definidos grandes assuntos a serem trabalhados pela seguradora.

Foco na versatilidade

A Liberty Seguros oferece mais de cem opções de seguros, desmembrados nas famílias de Auto, Residência, Vida e Empresas, totalizando 27 segmentos diferenciados - um dos portfólios mais diversificados do mercado. Com coberturas personalizadas que atendem às necessidades de clientes pessoa física e jurídica, os produtos proporcionam novas oportunidades de negócios aos corretores e mais opções aos clientes, que demandam um atendimento impecável e facilidade no dia a dia do gerenciamento do produto contratado.

Com uma gama tão ampla de produtos, a seguradora lançou um aplicativo inédito no mercado de seguros que apresenta seu portfólio completo, acessível ao público em geral e a corretores. Disponível para iOS e Android, o app permite o envio direto, ou por WhatsApp, de uma série de materiais de comunicação como “Você Sabia” e “Perguntas e Respostas”, oferecendo informações úteis de forma simples.

De olho na flexibilidade dentro e fora da companhia, uma das ações que têm contribuído com o bom clima organizacional é o Programa Home Office. Iniciado no final de 2013, ele foi gradualmente ampliado e, em 2016, contou com 70 pessoas de tele atendimento e 155 de cargos administrativos em trabalho remoto. Os funcionários que trabalham em casa têm seu desempenho acompanhado em tempo real pelo gestor e realizam reuniões mensais de feedback.

Sustentabilidade em todas as frentes

Entendendo que a sustentabilidade ambiental, social e financeira é a base de todo negócio e que conduz ao desenvolvimento saudável, a Liberty Seguros se tornou signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês). O acordo, voluntariamente assinado em 2015 e renovado em 2016, foi desenvolvido pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UnepFI, na sigla em inglês) com o objetivo de fornecer ferramentas para reduzir riscos, criar soluções inovadoras e melhorar desempenho dos negócios na indústria de seguros, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Marjorie Cohn Senior Account Executive, SMARTPR
Olivia Arruda Account Executive, SMARTPR
About Liberty Seguros

A Liberty Seguros atua no mercado brasileiro desde 1996 e está entre os maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 3,2 bilhões e uma carteira com mais de 1,9 milhão de apólices, tem cerca de 1.8 mil funcionários e possui filiais em todo Brasil. Com mais de 15 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos e está presente em diversos canais de venda. É pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity) e é especialista na venda no canal Concessionária, por meio da marca Indiana Seguros.